terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Humildade: um caminho de bênçãos

1 Pedro 5.5-6

O sentido autêntico da palavra humildade vem do latim Humus, de onde também deriva Homem (Homo Sapiens) e Humanidade. O fato dessas palavras estarem vinculadas à húmus (“solo sobre nós”, “terra fértil”), é certamente uma sábia exortação de que mantemos com a terra um vínculo essencial e embrionário.

É impossível ser um legítimo seguidor de Jesus sem humildade. Considere comigo o seguinte:

1) Para começo de conversa, entregar-se a Cristo é aceitar que Ele reine sobre a nossa vida e, gradativamente, nos despoje do nosso “eu”.
2) Se você quer ser discípulo é necessário concordar em receber instrução e liderança espiritual na sua vida – isto é, você terá de aceitar que alguém diga, em muitos momentos, como você deve viver.
3) Ser discípulo implica em se relacionar com a comunidade da fé e aceitar conviver, tolerar e amar os diferentes que partilham da sua mesma crença. 
4) Enfim, ser discípulo implica em permitir sujeitar nossos hábitos e vontade à Palavra de Deus. Você não poderá ser dirigido pelas leis do seu coração, mas por uma ordenança externa.

Como vemos, para estar nesse caminho é fundamental aprender sobre a humildade. Seguindo a orientação da carta de 1 Pedro, vamos refletir juntos sobre esse caminho.

I. O HOMEM HUMILDE TEM DEUS LUTANDO A SEU FAVOR
O texto diz que “Deus resiste aos soberbos” (v.5). Para que o assunto fique mais claro, precisamos explorar melhor as palavras “soberbos” e  “resiste”. Soberbo tem a ver com “considerar-se acima dos outros”,  de ser “arrogante.” Sendo um anjo, Satanás exercia a função de adorador no céu. Dispunha de uma posição privilegiada. Mas um dia seu coração se encheu de soberba. É o que a Escritura implicitamente declara: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura” (Ez 28.17a). Desejando ser igual a Deus, foi precipitado, tornando-se nosso adversário e acusador. Deus o resistiu e o resiste até fim de todas coisas. Seu destino, não obstante, já está traçado: o flagelo eterno (Ap. 20.10). Voltando ao texto de 1 Pedro, observo que a palavra resistir poderia ser traduzida como “lança-se armado contra”. A frase vem da linguagem militar. O sentido também é de “opor-se”, ou seja, ser um impedimento. Diante do orgulhoso Deus se torna um oponente, e isso similarmente à oposição cósmica existente entre o Senhor e os anjos caídos. Falando de humildade e de lutas espirituais, Tiago 4.6-7 nos diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. O homem humilde, portanto, terá Deus lutando por suas causas. Ele vencerá o maligno ao humilhar-se e submeter-se à autoridade de Deus. 
 
II. O HOMEM HUMILDE ATINGE MAIOR PROGRESSO ESPIRITUAL
A busca da humildade é um desafio nas relações humanas, sejam elas familiares, profissionais ou eclesiásticas. O apóstolo Pedro declara:Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade...” (1 Pd 5.5a). Quero lhe chamar a atenção da frase “cingi-vos todos de humildade.” Cingir é amarrar firmemente alguma coisa no próprio corpo. Essa palavra era usada para os escravos, quando estes usavam um avental. A idéia, portanto, é vestir-se de humildade numa atitude de escravo. Como o cristianismo é desafiador! Sendo assim, reconheçamos: será impossível ver progresso espiritual numa pessoa que não aceita opiniões, autoridade e não assume a postura de servo. De outro lado, trilhando o caminho de ser “húmus” (terra fértil), haverá crescimento. Com o crescimento, a frutificação. 

III. O HOMEM HUMILDE SERÁ SOCORRIDO POR DEUS NA AFLIÇÃO
Ezequias foi rei entre os judeus na época do profeta Isaías. O rei adoeceu a ponto de Isaías lhe dizer: “Põe em ordem a tua casa porque morrerás” (Is 38.1). Em seguida, Ezequias fez o seguinte: Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (Is 38.2-3). Após se humilhar diante de Deus no leito de enfermidade, Deus manda Isaías dizer a Ezequias: “Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos” (Is 38.5). Temos aqui uma demonstração muito clara de que um coração humilde pode mover o coração de Deus. Voltemos à epístola de Pedro: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pd 5.6). Saiba que essa humilhação não é abraçar um estilo de vida onde não se terá amor próprio. É, na realidade, a humildade de confiar e entregar nossos problemas a Deus. Na seqüencia, virá o tempo oportuno da exaltação. A frase “vos exalte” significa “erguer”, “tornar alto”. É o Senhor no seu tempo, portanto, que nos “ergue” das situações de dificuldade.

Conclusão: O apóstolo Pedro nos apresentou um caminho de excelência. Foi um caminho ensinado pelo Senhor Jesus e é um caminho que necessita ser percorrido por todo aquele que crê. Ser humilde é requisito para ser abençoado.  Que o sábio conselho ensinado por Jesus seja um alvo para todos nós: “O que se humilha será exaltado” (Lc 14.11). A Deus toda glória! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário