segunda-feira, 12 de julho de 2010

O pecado da desobediência e suas conseqüências (Rev. Paulo)

Josué 7.1-5

As vitórias que Deus nos dá nos deixam impressionados. Israel vivia esse momento. Se voltarmos um capítulo atrás, veremos como o povo liderado por Josué fez cair uma cidade importante e fortificada. A mão de Deus estava com eles. Não há dúvidas que a queda de Jericó foi um milagre. E assim, o sentimento de grande euforia se fazia presente entre o povo.

A situação lembra um pouco nossos dias eufóricos na Copa do Mundo. O Brasil vinha de uma campanha favorável até encontrar-se com a Holanda. Israel, logo após obter o domínio em Jericó, teria de invadir uma pequeníssima cidade chamada Ai. Seria uma brincadeira de criança! Poucos homens foram enviados para esta batalha. No entanto o inesperado aconteceu: Israel sofreu grande derrota e humilhação. Diz a Bíblia que diante desse quadro “o coração do povo se derreteu e se tornou como água” (Js 7.5). No primeiro tempo do jogo contra a Holanda, parecia que estávamos diante de uma barbada. Contudo no segundo tempo o Brasil tombou, tendo que arrumar as malas mais cedo. A causa? Talvez o descontrole psicológico somado a uma pitada de excesso de confiança. Voltando à história bíblica, pergunto: E qual foi o motivo da derrota de Israel em Ai? Aqui não existe talvez. A derrota foi conseqüência da desobediência.

O tema desta mensagem é “O pecado da desobediência e suas conseqüências”.

I. A DESOBEDIÊNCIA CONSISTE EM SE APEGAR NAQUILO QUE DEUS CONDENOUNesse ponto precisamos voltar um pouco atrás. Momentos antes da queda do muro de Jericó, na direção do Espírito de Deus, Josué disse: “Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais” (6.18).
Após a vergonhosa derrota em Ai, o texto nos mostra que Israel havia retido coisas condenadas por Deus (7.11). Não obstante, a advertência de Josué não foi levada a sério por um homem. Seu nome era Acã. Este era o motivo da derrota de Israel.
Todas as vezes que nos apegamos a coisas, práticas ou hábitos que são condenados por Deus, nós caímos no pecado da desobediência. A igreja precisa abrir os olhos diante daquilo que é desaprovado por Deus a fim de não cair nesta cilada.

II. A DESOBEDIÊNCIA INDIVIDUAL PODE SE TRANSFORMAR NUM PECADO COLETIVO
Quando se fala em Israel estamos diante da unidade social e espiritual de um povo. Quando se fala da igreja estamos diante de uma unidade comunitária e espiritual daqueles que creram em Cristo (1 Co 12.27).
Destaca-se o fato que foi um indivíduo (Acã) quem reteve uma capa babilônica, prata e ouro (v.21). No entanto, aos olhos do Senhor – devido ao princípio da unidade espiritual – todo o Israel estava em pecado. Por isso o verso 11 diz: “Israel pecou”. Como corpo de Cristo nós somos responsáveis uns pelos outros. Nossa disposição em fazer a vontade de Deus pode desencadear bênçãos sobre toda a comunidade. A insistência no erro, todavia, pode trazer confusão e prejudicar o andamento de uma missão que é essencialmente espiritual.

III. A DESOBEDIÊNCIA AFASTA A PRESENÇA ABENÇOADORA DE DEUS
No Antigo Israel, a presença de Deus geralmente estava associada com a Arca da Aliança, objeto que continha os 10 mandamentos e era absolutamente sagrado para o judaísmo. Quando a Arca era retirada de Israel, sofriam-se as conseqüências do afastamento da presença de Deus (1 Sm 4.22).
Durante a investida contra a cidade de Ai a Arca estava no acampamento, porém a presença abençoadora de Deus, não. O Senhor mesmo disse: “Já não serei convosco” (v.12). A desobediência afasta, repele a presença de Deus da vivência comunitária da fé. Diante desse quadro podemos estipular o porquê da derrota na vida de muitos.
Note que o nome Acã significa “perturbador”. Pessoas que insistem em viver na desobediência, com efeito, podem ser instrumentos de perturbação na família, no casamento, na igreja ou no ministério. O princípio é simples: A obediência atrai a mão abençoadora de Deus; a desobediência, por sua vez, a afasta.

IV. A DESOBEDIÊNCIA LEVA À DERROTA DIANTE DO INIMIGO
As lutas de Israel se davam em dois planos: o plano físico e o espiritual. Com o cristão também é assim. Nós corremos e lutamos para que as coisas avancem em nossa vida, mas se Deus não nos der a vitória espiritual, nosso avanço jamais será pleno. Nunca poderemos nos esquecer do mundo invisível.
O Senhor declarou a Israel: “...vossos inimigos não podereis resistir enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas” (v.13). Os exércitos que lutavam contra Israel eram de figuras humanas e pagãs. Estes eram dirigidos pelo culto aos ídolos. E o culto aos ídolos tem por base a influência demoníaca (Dt 32.16-17). Em outras palavras, o povo seria massacrado por homens que estavam a serviço do diabo.
A vida na desobediência pode abrir a porta para todo tipo de influência diabólica. A desobediência, como vemos, leva à derrota diante do inimigo.

Conclusão
O que se deve fazer para abandonar o caminho da desobediência? Segundo o texto de Josué capítulo 7, algumas dicas:
1) Busque com todas as forças a santificação (v.13).
2) Localize a área em que a desobediência governa (v.16).
3) Tome uma decisão radical para eliminar o foco de desobediência (v.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário